CTVC valida estratégia com captação de novos financiamentos
A CTVC garantiu 300.000€ em novos financiamentos para apoiar o seu crescimento e missão. Mais do que o montante em si, este momento simboliza a validação de uma visão que temos vindo a construir, porque confirma que a estratégia adotada desde 2024 faz sentido. Ao contrário da visão tradicional, que coloca nos fundadores a responsabilidade de procurar apoios individualmente, decidimos internalizar recursos humanos dedicados à prospeção e candidaturas, tanto para a CTVC como para as startups associadas.
O financiamento agora alcançado representa apenas uma parte de todos os concursos, prémios e apoios a que temos vindo a concorrer. Mais do que o valor em si, trata-se de uma validação: de que é necessário apostar no longo prazo, adotar práticas sustentáveis e investir em projetos com verdadeiro potencial de impacto.
Com esta vaga de financiamento, reforçamos a possibilidade de nos tornarmos uma referência no sistema cooperativo nacional, apoiando de forma colaborativa startups e projetos de inovação tecnológica.
Entre os projetos que começam já a dar frutos, destaca-se a Xarp, uma startup de inteligência artificial e realidade estendida que pretende transformar o setor da moda e do retalho, com um projeto de investigação e desenvolvimento em co-promoção com o INESC TEC, o maior centro de investigação português. Soma-se ainda a Mob2is, que atua no domínio da mobilidade acessível, ajudando cidadãos e municípios a construir cidades mais inclusivas, e o SIGO, um sistema de gestão organizacional inteligênte para cooperativas e ONGs, desenvolvido pela própria CTVC e recebeu financiamento no âmbito dos Vouchers Startup.
O SIGO vai ter em breve a sua própria casa digital. Por agora, celebramos esta primeira onda que abre caminho a muitas mais. Obrigado a todos.